sexta-feira, 16 de maio de 2008

A sedução das roupas de baixo

Por Larissa Itaboraí

Os anos se passaram, mas as lingeries continuam com o mesmo glamour

Bem elaboradas, confortáveis, com detalhes sedutores e desenhos que valorizam o corpo da mulher, a lingerie é um acessório que atrai tanto o público feminino quanto o masculino. Para alguns homens, pode até ser vista como um objeto de desejo. A chamada lingerie é composta por calcinha, sutiã, cinta-liga, espartilho e outras peças como as fantasias eróticas.

As mudanças no design, nos tecidos utilizados e na usabilidade acompanham a evolução da sociedade, já que desde o século XIX as mulheres utilizam peças íntimas. Entre elas está o espartilho, que apesar de luxuoso e com modelos belíssimos, incomodavam bastante, pois apertavam a cintura das mulheres e muitas vezes prejudicava a saúde.

Apesar da polêmica revolução sexual, com mulheres em praça pública queimando seus sutiãs pela liberdade feminina, tempos depois, elas aderiram à nova moda das roupas de baixo, já que os sutiãs e as outras peças que compõem as lingeries apareceram de maneira muito sensual.

Atualmente as peças íntimas são excessivamente consumidas por mulheres, sejam elas donas de casa, empresárias, advogadas, juízas de futebol, dentre tantas outras. As lojas especializadas estão espalhadas por toda a capital, tanto com grandes grifes em shoppings, quanto em lojas mais simples, localizadas nas comerciais da cidade, como no Conic, espaço bastante conhecido pelos moradores de Brasília.

A loja Atração Moda Íntima, localizada no Conic, conta com um grande número de clientes, já que o centro comercial é constantemente freqüentado por diversas pessoas durante todo o dia. Karina Tavares trabalha na loja há mais de um ano, e conta que as maiores freqüentadoras são mulheres, principalmente as empregadas.

Geralmente as mulheres procuram conjuntos de calcinha com sutiã e aderem a peças mais confortáveis quando se trata de usar no dia-a-dia. Porém quando o assunto é seduzir seus companheiros, elas preferem as lingeries com rendas, pedrarias e com cores mais chocantes, como o vermelho. Ainda segundo Karina, as cores que mais são vendidas são o branco, o preto, o vermelho e cor da pele.

Durante a época do dia dos namorados, as lojas especializadas costumam vender bastante, principalmente as lingeries mais ousadas, àquelas que vêm com cinta-liga e até as eróticas fantasias, que tanto atraem os homens.

Nenhum comentário: