sábado, 17 de maio de 2008

Preencha a Lacuna

Por: Cristina Nascimento

A vídeo-arte surge na decada de 60 através dos trabalhos de integrantes do grupo Fluxus, e dos pioneiros Naum June Paik e Wolf Vostell. Sempre associada as vanguardas artísticas ela bebe na fonte de movimentos como dadaísmo, surrealismo, Pop arte, minimalismo e arte conceitual.
Com uma proposta de cinema antiilusionista e auto-reflexiva a vídeo-arte sempre se caracterizou pelo baixo custo de suas produções em relação ao cinema comercial e por suas propostas metalinguisticas e inquetantes que obrigam o expectador a imterpretar e a se colocar no filme.
Um tipo de estética sempre marginal tem agora mais um espaço de veículação na cidade: é projeto Lacuna que ocorre mensalmente no Espaço Cultural da 508 Sul. Organizado por Mayra Miranda, Flávia Mendes, André Santangelo, Luan Grisola e Gabi a mostra vai incorporar não só Vídeo-arte como outras formas de curta-metragens e animações e ainda a tempo para se inscrever...

Calcinhas: Qual a proposta do projeto Lacuna?

Flávia Mendes: A principal proposta do Projeto Lacuna é promover mostras mensais de vídeo no Espaço Cultural 508. Além disso, há interesse em catalogar e arquivar esses vídeos em uma videoteca de acesso público no mesmo espaço onde acontece as mostras. Essa iniciativa visa ampliar a divulgação das produções da cidade, as produções independentes, promover intercambios com a produção de outros estados e chamar atenção do público para a Vídeo-arte, essa forma de expressão que tem apenas quatro décadas (no Brasil).


Calcinhas: Como a proposta se insere no contexto atual desse tipo de produção artística na cidade?


Flávia Mendes: Por sua acessibilidade a Vídeo-arte já tem uma vasta produção que cresce cada vez mais. Apesar desse crescimento a cidade ainda tem carência nesse campo, especialmente no incentivo, que também é um objetivo do Lacuna. Os vídeos podem apresentar perfis bem diversos como video-arte, video-dança, video-artivismo, animação, curtas, enfim, é também uma preocupação discutir formas diversificadas de linguagens. Há também uma preocupação política e social de organizar, quando houver acervo suficiente, mostras temáticas como a exibição de vídeos produzidos pelo Centro de Mídia Independente (CMI).O contexto atual de Brasilia está, cada vez mais, abrindo novos espaços, paralelos ao que o Projeto Lacuna tem, por exemplo, o Ultimaquarta, organizado por Oziel que, apesar de algumas diferenças, também consiste, basicamente, em mostras de vídeo-arte.


Calcinhas: Como surgiu a idéia do projeto?


Flávia Mendes:
A idéia surgiu apartir da possibilidade de revigoração do Espaço Cultural 508, que agora está sob direção de Ruy Faquini. A idéia inicial sofreu algumas modificações até chegar ao Lacuna. O projeto é fruto de parceria entre pessoas que já trabalhavam com vídeo, para ser precisa, Mayra Miranda, Luan Grisolia e Gabi, mais tarde André Santangelo.

Calcinhas: Quando vai ocorrer? e Quem pode Participar?

Flávia Mendes:
A primeira mostra ocorre dia 27 de maio às 19:00hs no Espaço Cultural Renato Russo na 508 Sul. Pode participar qualquer pessoa que tenha uma produção de até 10 minutos.

Calcinhas: Como faço para me inscrever?

Flávia Mendes: Para se increver basta mandar um e-mail para flmsena@gmail.com e vai receber todas as informações, o formulário de inscrição e o termo de concessão. Você também pode entrar em contato pelo telefone 8482-3855. O material precisa estar em DVD, ter no máximo 10 minutos e o artista deve assinar um termo de concessão de imagens. O material não será devolvido, mas guardado no acervo. Ambos devem ser entregues, juntamente com o vídeo, no Espaço Cultural 508. Há uma seleção antes e um vídeo pode ser selecionado para uma mostra do mês seguinte, ou seja, pode ser que a mostra não ocorra no mesmo mês da inscrição. Quanto as datas, os participantes serão informados. Para essa mostra, pode o material ser entregue até dia 20.
Calcinhas: Irão acontecer outras edições?
Flávia Mendes: O projeto é mensal, ocorre sempre na última quinta feira de cada mês, no mesmo locae e horário. É claro que o sucesso do Projeto depende da participação de todos e deixo o convite para participarem ou como público ou como artista!!
Outras Informações no blog: http://lacuna.noblogs.org/

Nenhum comentário: