sexta-feira, 6 de junho de 2008

Cirurgia para reconstituir o hímen e suas versões

Mulheres que recorrem às cirurgias plásticas para satisfazerem os maridos ou simplesmente porque não estão satisfeitas com o que têm.

Por Jaqueline Ribeiro

Casar virgem parece ser coisa do passado. Mas não é bem assim como muitos pensam. Em muitos países, a virgindade significa pureza. Seja por questões culturais, sociais ou religiosas, não há como questionar a importância do tema “virgindade”. O valor é um conceito pessoal ou de tradição familiar, às vezes considerado como moral. Tem mulheres que fazem questão de se casarem virgens, e há aquelas que buscam a virgindade de volta.

No livro “As Meninas”, de Lygia Fagundes Telles, a personagem Ana Clara quer voltar a ser virgem para enganar um suposto noivo ricaço, mas tornar-se virgem novamente não é coisa só da ficção. Na vida real, muitas mulheres buscam a cirurgia de reconstituição do hímen.

O Hímen é uma pequena dobra de pele que fecha parcialmente a entrada da vagina. Em circunstâncias normais, o hímen se rompe durante a primeira relação sexual, mas isto pode ocorrer acidentalmente sem que a mulher tenha tido alguma experiência sexual.

A Himenoplastia, cirurgia de reconstituição do hímen, foi criada na França e chegou ao Brasil há mais de 10 anos. De acordo com a ginecologista Viviane Godoy, a cirurgia é simples e dura em média, 30 minutos. “Quase não há dor, o procedimento é realizado com anestesia local, a recuperação também é rápida, e a abstinência dura cerca de 15 a 30 dias”, explica.

Segundo o psicólogo Dhaniel Henrique Alves, essas questões de virgindade não passam de mitos. Ele acha que as pessoas buscam isso para satisfazer o ego próprio. “Acho culturalmente incompatível as pessoas acreditarem que existe alguma associação da virgindade ao caráter da mulher.” Para ele, a virgindade vai além da questão física do rompimento do hímen. "A relação sexual não acontece só quando há penetração, o sexo oral é um tipo de relação sexual, e no caso da pessoa fazer o sexo oral sem a penetração, ela já não é mais virgem. A virgindade não está no hímen”.

No Brasil, a cirurgia é legalizada. Viviane fala que a cirurgia consiste em costurar sobras que ainda restam do hímen que ficaram na vagina. Caso não exista mais, é feito um novo, com o tecido das paredes da vagina, e não precisa de internação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o mais comum é a redução ou o aumento dos lábios da vagina, no caso de mulheres que sofrem de alguma disfunção sexual.

As opiniões se divergem quando o assunto é reconstituição do hímen. Há quem seja a favor e há que seja contra. O blog As calcinhas delas foi saber o que algumas pessoas pensam sobre o assunto. Confira:

POVO FALA

Lúcio Martins, 31 anos, garçom: “Não dá pra entender essas loucuras, grande parte das mulheres reclamam que a primeira vez dói, aí algumas querem voltar a ser virgens?”


Gilvânia Delmondes, 28 anos, telefonista: “Eu li em uma revista que aquela empresária e modelo Ângela Bismarchi fez essa cirurgia porque o marido pediu. Olha, eu nunca pensei nisso, mas se meu marido tivesse essa fantasia também, eu acho que faria sim”.


Leilane Daameche, 23 anos, estudante: “Vão cortar, costurar e depois tem que esperar cicatrizar, quando for perder de novo, provavelmente sangra e deve doer também. Não quero isso de novo pra mim não.”


Célia Ansai, 43 anos, dona de casa: “Isso é uma mentira. Quem disse que mulher virgem é digna?”


Ângela Muniz, 66 anos, aposentada: E isso existe? Nunca imaginei uma coisa dessas. Mas no mundo em que vivemos não se pode esperar mais nada. Mas me explica essa cirurgia, minha filha.


Andréia Hotta Kffuri, 29 anos, advogada: Eu sou contra. Pensei que o tabu da virgindade feminina, não existisse mais.

Paula Cristina de Souza, 33 anos, recepcionista: Acho uma verdadeira bobagem. Principalmente essas mulheres que querem posar de santinhas. Se perdeu a honra, não vai voltar a ter.



*Não cabe ao grupo “As calcinhas delas”, questionar preceitos, questões culturais ou religiosas, não queremos incentivar nenhum tipo de cirurgia. O conteúdo desta matéria é apenas informativo.


Enquete:



Deixe aqui sua opinião sobre a cirurgia de reconstituição do hímen:

Não vejo nenhum problema em fazer a cirurgia. Eu faria/incentivaria alguém.

É uma questão de escolha. Cada um tem o direito de fazer o que quiser.

Perdeu tá perdido, acho que a cirurgia não faz voltar a ser virgem. Mas faz quem quer.

Isso é um retrocesso! Virgindade não é mais tabu, nemsignifica honra; não faz sentido voltar a ser.

Discordo completamente! Isso é ridículo e absurdo. Perda de tempo e dinheiro.












Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns as futuras jornalistas pela iniciativa e as matérias do blog.
Muito interessante o conteúdo. Não tinha conhecimento desse tipo de cirurgia e fiquei sabendo aqui no blog.
Na minha opinião, considero que isso não é o mais importante num relacionamento, mas sim o entendimento e a confiança entre o casal.
Parabéns Jaque pela matéria. O céu é o limite para essa promissora profissional de comunicação.