sábado, 19 de abril de 2008

Andando de Salto alto

Por Cistina Lino

Hoje entendi porque as mulheres usam saltos... Não podia supor que era por inteligência. Mas, É! Todos os dias saio, pego o ônibus, vou trabalhar, estudar, etc. Por acasamente, hoje pus um vestido branco, não curto, mas muito feminino. - Por acasamente, nada. Ia a uma reunião de trabalho num órgão político importante e queria impressionar. No entanto, este não é o caso.

Logo que saí de casa para tomar o ônibus, perguntei aos rodoviários se ia demorar. Me responderam. E pra minha enorme surpresa, aconteceu o inédito, o ônibus saiu antes do previsto. Ao entrar ouvi o motorista dizer: -Vamos logo, a princesa aí, já esperou demais...
- Tá tudo bem meu anjo? Perguntou-me quando sentei. Sorri timidamente, achando ser um fato isolado. Porém, durante todo o dia foi assim... Recebi mil ofertas de carona; outras tantas informações antes mesmo de formular as perguntas. E constatei uma coisa ainda mais engraçada, as pessoas são menos grossas e mais bem educadas no trânsito com quem usa salto alto.

Sou um pouco estabanada, de maneira que sempre atravesso a rua, assim, meio sem dar sinal. Quando fiz isso hoje, a primeira vez, ao invés do costumeiro:
- Sua louca, quer morrer?!
Ouvi carinhosamente: - Calma, meu amor. Fiz mais uma e mais uma vez. E de novo: - Calma, meu amor. Igualzinho...
Confesso que até aqui, não havia entendido por que mulheres usavam saltos: Eles machucam, incomodam, cansam, dão desvio de coluna e pesam uma tonelada no fim do dia. Seria só para agradar os homens? Não, eles não merecem tanto, pensava eu na minha ingênua existência...

A verdade é que emocionalmente a vida fica mais fácil quando se usa salto.
Parece, que de uma hora pra outra todos os homens viraram vinícianos e acham que beleza é fundamental...

Bem, ainda caminhando, percebi a estranha condição de ser pedestre. De ser mulher e pedestre... Será que se por que se anda à beira do caminho se é prostituta? - Nada contra as prostitutas - etimologicamente, elas são as verdadeiras mulheres que pensam - mas, só que não é agradável ser confundida com uma quando não se é. Assim, como não deve ser agradável para uma prostituta ser confundida com uma mulher que não é.
Ara! Cansei de buzinadas interesseiras.
Amanhã vou de vestido hip e sandália baixa de novo!

Imagem de divulgação do filme O Diabo Veste Prada

Nenhum comentário: